terça-feira, 6 de março de 2007

Multimídia, uma viagem no Tubo


Entende-se por multimídia a comunicação que se dá entre homem e o máquina através de som e imagem animada, ou até mesmo estática, em que mais de um sentido humano está envolvido no processo, permitindo o usuário interagir. Alguns exemplos de multimídia são os aplicativos, sites, celulares, DVD, CDROOM.
“Falar em multimídia, é, portanto, equivalente a falar em multimídia interativa. Se usarmos o computador para criar uma fita de vídeo que incorpora sons, imagens de vídeo, animações, gráficos, textos, etc., mas que vai ser utilizada de maneira linear, não estaremos tendo multimídia, apesar de termos várias mídias envolvidas e de contarmos com a participação do computador. O potencial do computador estará sendo sub-utilizado neste caso. Sua utilização mais nobre se encontra no fato de que permite que o usuário se transforme de simples observador passivo da apresentação da informação em participante ativo na sua busca e recuperação, de mero recebedor de sons, imagens e textos, em manipulador e processador de informações ” (Eduardo Chaves)
Imagem:http://www.newww.com.br/newww/servicos/ft_multimidia.jpg
.
Abaixo um exemplo de multimidia, um vídeo feito atraves de imagens animadas:


.
HIPERTEXTO – HIPERMÍDIA

Hipertexto é o texto em HTML (HyperText Markup Language). Antes da Internet, já era conceituado como texto coletivo, por exemplo, o texto jornalístico. Abrangendo os princípios dos avanços tecnológicos, no hipertexto o leitor interage com o discurso, permitindo o máximo de interpretações e participação. É a visualização de textos através de links. Para Kaorí Ishihara, o Hipertexto tanto pode ser um discurso escrito quanto audiovisual, chamando-o de Multitexto, em uma analogia aos termos multimídia e hipermídia. Enfim, entende-se por Hipertexto e Hipermídia, como mídia e texto grande, ou várias mídias e textos em um mesmo lugar.
A múltimidia é uma ferramenta muito importante para a comunicação nos dias atuais, pois além de ser instantanea, é bem prática de ser utlizada.

2 comentários:

Tati disse...

Oi Gaby<
Gostei muito dest texto seu, quem fazer a leitura dele entenderá direitinho do que a multimídia trata, Parabéns seu blog está muito bom!!!
Abraços !

Ana Flávia Carmo disse...

Oi Gaby, seu blog está muito bom! Você o escreveu com muita clareza, ficou fácil entender suas definições para todos os temas propostos... Parabéns!
Beijos