terça-feira, 26 de junho de 2007

Incrível Youtube



O site Youtube é uma eficiente ferramenta na publicidade online. Com um público entre 13 e 35 anos e vídeos gratuitos, ele é acessado por milhares de pessoas no mundo todo. São postados vídeos caseiros, amadores e profissionais, mas todos com o objetivo de divulgar um produto ou idéia, conscientizar as pessoas sobre determinadas atitudes, fazer sátiras à programas, músicas, pessoas ou até mesmo apenas para diversão.
É um recurso que conselharia meu cliente a usar, pois além de ser gratuito (tirando o custo de produção do vídeo, que aliás pode ser feito no Windows Movie Maker sem gastar nada) atinge homens e mulheres e praticamente todas as classes sociais, com uma ênfase maior nas classes média e alta. Um exemplo é o vídeo que meu grupo fez no trabalho final da matéria Linguagem e Laboratório Multimídia. Nosso cliente foi o Centro Educacional Mundo Encantado, uma escola particular de 1ª à 4ª série. O material que nos foi passado era fotos das crianças nas várias atividades que o colégio oferece e das partes físicas. Junto com muitas informações sobre a escola e uma música legal de fundo, foi possível fazer um vídeo interessante, que desperta a atenção dos pais para matricular seu filho no CEME.
Portanto é bastante viável para o colégio este vídeo no Youtube, pois além do crescimento da publicidade online, o principal alvo são os pais, que conhecendo o espaço, as atividades e as intenções pedagógicas da escola, não vão pensar duas vezes para fazer a matrícula.
Um vídeo no Youtube, além de ficar postado por tempo indeterminado e que também pode ser visualizado no Orkut ou Blogs, sempre que uma pessoa vê e gosta, ela recomenda, gerando uma divulgação ainda maior.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Existe Lei na web?

Tudo começou em 1995 quando uma estudante pernambucana tentou difundir o objeitvo da internet: comunicação em massa, troca de informações e liberdade de expressão.
Ao colocar na rede uma página homenageando Vínicus de Moraes, a família do poeta entrou com um processo alegando que a estudante divulgou imagem e obra de Vínicius sem autorização prévia.
A página, que estava fazendo um grande sucesso em Pernambuco, permitindo aos fás uma aproximação com as obras, foi imediatamente retirada do ar pela própria criadora.
Os herdeiros não permitiram a existência de outra página que nao fosse a Oficial.
Hoje, 12 anos depois, será que a família fica 24 horas por dia procurando sites com alguma obra ou foto de Vinícius de Moraes e processando seus responsáveis?!?
Acho difícil!
A Lei de Direitos Autorais existe sim, tanto que a mesma lei que prejudicou esta estudante, hoje pode estar sendo bem útil e benéfica para ela.
Mas são leis difíceis de serem seguidas corretamente. Com a Web 2.0, por exemplo, um usuário da Internet pode colocar em seu blog o texto e imagem que quiser e ainda não fazer nenhuma citação.
É ilegal? Claro que é! Mas o que impede ele de fazer isso? Nada! Pode ser que alguém faça uma denúncia e ele seja processado, mas quem garante que o usuário será encontrado?!? Ele pode ter ido em uma L
an House, usou nome falso, criou um email qualquer e nunca mais ninguém vai encontrá-lo.
Ou seja, existe Direito Autoral sobre as obras, mas é muito difícil evitar o seu uso fora da lei.
Principalmente quando se analisa páginas com fins lucrativos, o abuso de obras é bastante visível.


Fonte: Direitos Autorais Comissão Internacional de Ética na Internet
http://www.blocosonline.com.br/literatura/servic/serdiraua02.htm

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Pesquisa Orkut

Através do banco de dados do site Orkut.com foi feita uma análise dos suários da Oi Celular constatando-se que a maioria das pessoas que têm um número Oi são do sexo masculino. A faixa etária se encontra entre 13 e 22 anos. Um grande número dos usuários pertence à classe baixa atingindo uma pequena margem da classe média. A região brasileira onde a maioria da população tem um Oi é o Nordeste, seguido do Sudeste, principalmente em Minas Gerais. A religião é católica, etnia brancos, preferência de cinema varia entre romance, suspense, drama e ficção, o tipo musical tem uma gama enorme desde pagode até rock, e os livros preferidos são os de romance, mistério e ficção.

Diante dessa análise é possível fazer uma campanha publicitária voltada para esse tipo de público ou ainda elaborar uma específica para quem não é usuário Oi passe a ser.

Fonte: www.orkut.com e www.oiloja.com.br